NO MENU FATOS E FOTOS (ACIMA) VOCÊ PODE VER AS FOTOS DA TRAGÉDIA DA EXPLOSÃO NAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO EM SERTÂNIA-PE, CEDIDAS POR ROBSON PATRIOTA.


ATENÇÃO... CONTÉM IMAGENS FORTES!!!

PESQUISAR

RADIO FENIX NET
AJUDE A POR A RÁDIO NO AR, SEJA UM COLABORADOR, FAÇA UM ANÚNCIO CONOSCO!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Remédio terá lacre para evitar falsificação

Ana Carolina Moro Da Redação Todos os medicamentos vendidos no Brasil vão ganhar um sistema de segurança contra falsificações. A nova tecnologia, implantada nas embalagens, permitirá rastrear os locais por onde os remédios passaram até chegar às mãos do consumidor. Na opinião de profissionais do setor do Alto Tietê, as novas regras vão auxiliar na segurança da comercialização dos medicamentos. A medida deve entrar em vigor em janeiro do ano que vem, porém, ainda não foi estabelecida como a consulta sobre a autenticidade do produto será feita. Para o farmacêutico Lincoln Taronaru, que atua na região, o novo sistema sugerido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), auxiliará tanto os clientes quanto os donos dos estabelecimentos. "Será um meio mais seguro para se entrar em contato com a distribuidora, caso haja algum medicamento fora do prazo de validade ou com alguma suspeita de falsificação", afirmou Taronaru. Segundo ele, é difícil haver qualquer tipo de reclamação sobre os remédios, mas é sempre bom manter a qualidade dos produtos. "Até hoje, não tive problema neste sentido, mas quando o cliente desejava saber qualquer tipo de informações extra sobre o medicamento, o acesso era mais difícil. Com a nova lei, o caminho poderá ser facilitado", explicou. A nova medida, de acordo com Taronaru, auxilia não só o contato com a distribuidora e o fabricante, mas proporciona uma maior segurança. "Com a nova medida, a falsificação vai ser dificultada, já que será necessário um desprendimento maior de tecnologia". O novo sistema será parecido com o utilizado pelas redes de supermercados, que permite catalogar frutas e verduras por meio do Registro Geral (RG). Isso facilita ao consumidor checar informações sobre a produção. Na área da saúde, todas as embalagens deverão sair das fábricas com uma identificação. Já a partir de 2010, a Anvisa avisou que o sistema identificará o médico que receitou o remédio e o paciente que o comprou, mas haverá um sistema seguro para garantir o sigilo e trabalha dentro do prazo para regulamentar a lei.
Fonte: Diario do Tietê.

RAPIDINHAS

RAPIDINHAS Meningite A Secretaria da Saúde de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, confirmou a quinta morte provocada por meningitemeningocócica tipo C no município. A quinta vítima fatal da doença éCléria Souza Figueiredo, de 26 anos. Ela estava internada em estadograve no Hospital Luis Eduardo Magalhães desde o último dia 25. Dascinco mortes confirmadas, dois são moradores do bairro Arraial D"Ajuda,dois de Trancoso e um turista paulista. Outras três pessoas quecontraíram a doença continuam internadas. Uma delas deveria receberalta ainda ontem.
Maconha
A Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido(Caesa), da Polícia Militar da Bahia, realizou, ontem, a maiorapreensão de maconha no Estado neste ano. Após dois meses deinvestigações, os agentes encontraram cerca de seis toneladas da drogapronta para consumo, acondicionadas em 297 sacos, em uma fazenda nazona rural de Várzea Nova, a 390 quilômetros a noroeste de Salvador. Nolocal, porém, não foram encontrados os responsáveis pela droga.
Incêndio Um princípio de incêndio atingiu parcialmente o almoxarifadodo Luxor Hotel, localizado no Aeroporto Internacional Antonio CarlosJobim, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundoa assessoria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária(Infraero), o fogo foi controlado rapidamente pelos bombeiros e ninguémficou ferido.
Perdidos Os bombeiros conseguiram resgatar na manha destaterça-feira as oito pessoas que estavam perdidas em uma trilha naregião da Represa Billings, em São Bernardo do Campo, no Grande ABCpaulista. O grupo estava perdido desde ontem à noite e se comunicavacom as equipes de resgate por meio de telefone celular. De acordo com oCorpo de Bombeiros, as pessoas foram retiradas da mata por volta das 9horas. Todas passam bem, segundo a corporação.