NO MENU FATOS E FOTOS (ACIMA) VOCÊ PODE VER AS FOTOS DA TRAGÉDIA DA EXPLOSÃO NAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO EM SERTÂNIA-PE, CEDIDAS POR ROBSON PATRIOTA.


ATENÇÃO... CONTÉM IMAGENS FORTES!!!

PESQUISAR

RADIO FENIX NET
AJUDE A POR A RÁDIO NO AR, SEJA UM COLABORADOR, FAÇA UM ANÚNCIO CONOSCO!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

“DOENÇAS CÁRDIO-VASCULARES”

Dr. Orestes Neves - Médico Cardiologista


Caro leitor.
Atendendo convite do Blog Sertânia Portal Net estamos iniciando um trabalho de prestaçào de serviço a todos os internautas.

Para tornar o nosso trabalho participativo, solicitamos que você leitor nos escreva e sugira temas para abordarmos aqui. E-mail sertaniaportalnet@hotmail.com .


Um abraço e boa leitura a todos.


Dr.Orestes Albuquerque.


“DOENÇAS CÁRDIO-VASCULARES”


As doenças Cárdio-Vasculares são as primeiras causas de mortes no mundo. Estima-se que em 2020 será responsável por aproximadamente 40 por cento de todas as mortes no mundo. 15 milhões de pessoas sofrem de acidente Vascular Cerebral a cada ano e 5 milhòes ficam sequeladas, onerando o sistema de saúde e comprometendo a já sofrível PREVIDÊNCIA SOCIAL que é problemática em todo o mundo.


No BRASIL os números são sombrios, pois as doenças Cárdio-Vasculares matam mais que Acidentes, Mortes Violentas e Cânceres juntos. Isto é uma verdadeira catástrofe para nosso Sistema de Saúde.


Morrem anualmente cerca de 300.000 brasileiros/ano por doenças Cárdio-Vasculares. Estas doenças provocam alto custo para seus tratamentos e tornam inválidos muitas pessoas em fase produtiva da vida. As principais causas dessas doenças são:


1-Hipertensão Arterial.


2-Diabetes Mellitus.


3-Fumo.

4-Obesidade.

5-Colesterol e Triglicerídeos Elevados.

6-Sedentarismo.

7-Herança Genética.


Portanto estes são os principais fatores de risco que uma vez somados aumentam a probabilidade do indivíduo ter um Infarto do Miocardio[Ataque Cardíaco] ou AVC[Derrame Cerebral]. Um fato importante é que tais doenças tem aumentado muito em mulheres e tem como características serem mais graves e causarem maior mortalidade. Por isso é fundamental que os municípios implementem programas de atendimentos, sobretudo, em Hipertensão, Diabetes, Colesterol e Tabagismo, assim como exercícios físicos como estratégia de PREVENÇÃO e combate a tais doenças, pois tem um custo infinitamente menor que os custos para atender os que são acometidos.

Infelizmente nenhum município em nossa região faz isso. Sendo assim, controlar a Hipertensão Arterial e a Diabetes, parar de fumar, realizar exercícios sob orientação profissional, perder peso, reduzir ingestão de Gordura e Açúcar, alimentar-se com muitas frutas, verduras e legumes e priorizar carnes magras e brancas são medidas essenciais para combater tais doenças e aumentar a expectativa de vida de todos nós.


Um abraço e até a próxima.
O Dr. Orestes é Médico com Especialização em CARDIOLOGIA,Curso de Gestão em Saúde Pública, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade de Hipertensão, Médico concursado da Secretaria Estadual de Saúde e do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco, tendo sido aprovado em primeiro lugar em ambos os concursos.